Um Rolé Cultural no SAARA ao som do forró e Circuito Tiradentes
Entrevista com Neyla Duraes Quaresma,
Muita gente só pensa em se deslocar até o centro da cidade a trabalho e durante a semana. No entorno das ruas que compõe a SAARA então... Tem público enquanto o comércio está aberto. Pensando em aumentar o fluxo de pessoas para essa região aos finais de semana, a comunidade artística que ocupa prédios no entorno da Praça Tiradentes organiza, todo primeiro sábado do mês, o Circuito Tiradentes Cultural. O Circuito abrange uma concorrida feirinha gastronômica ao lado de montagens de teatro, apresentações musicais, atividades educativas e exposições. Também é porta de entrada para visitação aos espaços culturais da rede: o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Centro Carioca de Design, Studio-X Rio, Galeria A Gentil Carioca e Centro de Arte Maria Teresa Vieira.
"Queremos que as pessoas desejem e possam frequentar a região nos finais de semana, atraídas pelas atividades culturais que acontecem na Praça Tiradentes e nos espaços participantes da Rede Tiradentes Cultural", explica Neyla Durães Quaresma, coordenadora do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (CMAHO) e uma entusiasta do Circuito Tiradentes. A iniciativa de levar mais gente para ali busca reeditar uma época em que a Praça era o reduto boêmio do Rio, com os principais bares, cafés e gafieiras da cidade, berço do teatro revista.
Pouca gente sabe, mas o prédio do CMAHO é bem deste momento histórico. Foi construído em 1872 para sediar o Conservatório Nacional de Música e, durante os anos 90 e 2000, abrigou parte do acervo de obras do artista Hélio Oiticica (1937 - 1980). A praça ainda congrega os Teatros Carlos Gomes e João Caetano, a Gafieira Estudantina e, não muito longe dali, na rua da Carioca, a Casa do Choro. Tem tudo para voltar a ser um centro de referência da produção artística.
Pedimos à Neyla, que também é artista - ela canta e produz a grife ComigoNinguémPode - indicações de lazer na vizinhança do roteiro do #ROLECARIOCA de novembro. Além do Circuito Tiradentes Cultural e do Hélio Oiticica, ela dá preciosas dicas de quem trabalha ali perto. Confira abaixo:
Onde comer ou beber
Mandala Residência Gastronômica - "super recomendo o Mandala, onde você encontra diversas opções deliciosas em um espaço charmoso e ainda aprecia as exposições do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Na região tem ainda o Bar da Praça (Praça Tiradentes), a Adega do Pimenta (Praça Tiradentes, 6), o Restaurante Sírio e Libanês (Rua Sr. Dos Passo, 217) e o Restaurante Reino Vegetal (Rua Luís de Camões, 98)"
Rua Luís de Camões, 68
www.facebook.com/mandalaresidenciagastronomica
Onde dançar ou ouvir música
Centro Cultural Carioca - "na programação dosobrado que fica na Rua do Teatro 37, tem sempre muito samba, forró e outros ritmos da cultura popular. No primeiro sábado de todo mês tem o Circuito Tiradentes Cultural na Praça Tiradentes com muitas manifestações culturais. Outra boa opção é curtir as festas, saraus e pequenos shows no Centro de Arte Maria Teresa Vieira (Rua da Carioca 85), na Estudantina (Praça Tiradentes 79) ou no Cine Ideal"
Rua da Carioca 62
www.facebook.com/centroccarioca
Onde contemplar o bairro
Centro Histórico - "o nosso centro histórico é lindo e a tendência é ficar ainda melhor com a revitalização. Recomendo a Praça Tiradentes, Largo Albino Pinheiro, Largo São Francisco e Praça da República"
Onde ir a dois ou ir em família
Bibliotecas e teatros - "As atividades culturais são sempre ótimas opções para casais e famílias! Além do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (Luís de Camões 68), recomendo a Biblioteca Parque Estadual (Av. Presidente Vargas 1261), os Teatros Carlos Gomes e João Caetano (ambos na Praça Tiradentes, sem número), o Circuito Tiradentes Cultural no primeiro sábado de cada mês, que certamente oferece programação para toda a família. e o Real Gabinete Português de Leitura."
Onde voltar sempre:
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica -"aqui você vê exposições , tem acesso a cursos e seminários no programa Plataforma de Emergência, pode consultar a sala de pesquisa que possui um importante acervo de livros e tem o cardápio maravilhoso do Mandala Residência Gastronômica, que faz uma interface entre e arte e gastronomia.
Também volto todo o primeiro sábado de cada mês ao Circuito Tiradentes Cultural porque é realmente muito bom e importante essa iniciativa para a revitalização da região. Vale muito a pena conhecer e apoiar."
Rua Luís de Camões, 68
www.facebook.com/CMA.HelioOiticica
Telefone: 2242 1012
e-mail: centrodearteheliooiticica@gmail.com
Horário de Funcionamento: Segunda, quarta e sexta-feira / 12h - 20h. Terça, quinta, sábados e feriados / 10h - 18h
Neyla Durães Quaresma atua como coordenadora administrativa do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (CMAHO), é cantora e proprietária da marca ComigoNinguémPode