Laranjeiras abriga centro de referência para surdez desde o Império
Depoimento de Marcelo Cavalcanti,
"Em 2017, completaremos 160 anos de criação do Instituto Nacional de Educação dos Surdos. O INES é um centro de referência nacional da área da surdez, ligado direto ao gabinete do Ministro da Educação. Dentro do instituto em Laranjeiras, temos um colégio de aplicação, onde atendemos da educação precoce até o ensino fundamental e médio, só para surdos. Também temos um curso superior de pedagogia bilíngue que é inclusivo, onde alunos ouvintes estudam ao lado de surdos.
A educação precisa estar sempre em evolução e, para isso, temos um departamento só de pesquisas, onde os professores dos cursos e do ensino superior colaboram. Lançamos em 2012 a TV INES, uma televisão voltada para os surdos – porque eles não assimilam as informações do mesmo jeito que um ouvinte. Para a grande maioria dos surdos profundos, a legendagem não é suficiente. Por isso, estamos lançando o “Primeira Mão”, um telejornal semanal bilíngue apresentado por intérpretes de LIBRAS – a língua brasileira de sinais – com locução e áudio-descrição, para que ouvintes e cegos também possam entender.
O prédio do INES aqui em Laranjeiras é lindo e foi erguido na época de D. Pedro II, já para ser uma escola para surdos. O Imperador teve interesse tanto na educação dos surdos quanto na dos cegos – o Instituto Benjamin Constant da Urca também foi incentivado por ele e surgiu 3 anos antes que o INES. Antes de se estabelecer em Laranjeiras, a escola esteve durante 10 anos na região do Morro do Livramento, no centro do Rio.
Durante muitos anos, o instituto foi apenas uma escola. Hoje em dia, trabalhamos para o todo Brasil, dando assessoria técnica gratuita a professores de muitos municípios. Produzimos e distribuímos materiais, livros, apostilas e vídeos, que incluem histórias infantis em LIBRAS, para bibliotecas municipais. Temos especialistas que realizam o teste da orelhinha e exames de diagnóstico da surdez em bebês, gratuitamente. Também oferecemos, todo semestre, um curso de LIBRAS aberto a comunidade que é muito procurado."
O diretor-geral do INES, Marcelo Cavalcanti, é psicólogo de formação. Aprendeu LIBRAS para poder se comunicar e não se sentir excluído das conversas com amigos surdos.