Um museu na Gamboa dedicado à história e à cultura afro-brasileira
Por Rolé Carioca,
Visitar o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) na região da zona portuária conhecida como ‘Pequena África’ é uma oportunidade de conhecer mais sobre a história e as tradições dos milhares de africanos que foram escravizados e deslocados para o Brasil. O MUHCAB abriga uma intensa programação gratuita de atividades culturais e educacionais voltadas ao resgate e preservação da cultura africana. Consulte a agenda aqui.
Há exposições sobre personagens e temáticas da cultura afro, workshops e mesa redondas com escritores negros, aulas de medicina tradicional africana e outras atividades de capacitação e educação que têm a cultura afro-brasileira como tema. Também disponibiliza em sua biblioteca 750 títulos com acervo qualificado nas temáticas africana e afro-brasileira. A instituição integra o chamado Circuito da Herança Africana, assim como o Cemitério dos Pretos Novos, a Pedra do Sal, o Jardim Suspenso e o Cais do Valongo, ponto histórico redescoberto em 2011 a partir de obras de urbanização do Porto do Rio e reconhecido como Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO em 2017.
O museu está em funcionamento de terça a sábado na antiga Escola José Bonifácio (R. Pedro Ernesto, 80), edifício centenário que passou por um recente processo de restauro. Vale a pena reparar nos detalhes preservados, como as esculturas na fachada, a escada em madeira com esculturas esculpidas no hall de entrada, o pátio arborizado e painéis de azulejos pintados com mapas que mostram as transformações da região.
O projeto de expansão do MUHCAB prevê sua transformação em museu de território na Pequena África, através de intervenções a céu aberto e exposições na Escola José Bonifácio e tendo o Cais do Valongo como marco zero. O trabalho de preservação dos patrimônios afro-brasileiros e afro-cariocas conta como parceiro o Laboratório Aberto de Arqueologia Urbana (LAAU), no Galpão da Gamboa, onde estão armazenados os achados arqueológicos das obras do Porto Maravilha.
Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB)
R. Pedro Ernesto, 80 - Gamboa
Horários: de terça a sábado, de 10h as 17h
Site: https://www.facebook.com/muhcab.rio/