Espírito de Tiradentes ronda lugares do centro histórico do Rio
Por Rolé Carioca,
Para quem acredita em fantasmas, nosso próximo Rolé Visita, pelo Museu Histórico Nacional, aparece entre os lugares assombrados pelo famoso espírito de Tirandentes. O inconfidente mineiro, enforcado em 21 de abril de 1792, teria sido esquartejado em uma das celas da prisão do Calabouço. Dessa antiga construção que fazia parte da Fortaleza de Santiago, restam apenas as fundações no MHN. Todavia, dizem que a alma de Joaquim José da Silva Xavier costuma rondar tanto ali quanto o Palácio Tiradentes, sede da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), erguida no local da cadeia da cidade, onde o condenado teria passado seus últimos dias.
O alferes alçado à mártir do Brasil Colônia após a queda da monarquia foi condenado à forca e ao esquartejamento pela Coroa Portuguesa, no episódio histórico conhecido como Inconfidência Mineira. No caminho para forca, levantada no Campo de São Domingos, atual Praça Tiradentes, o inconfidente teria tido permissão para fazer sua última oração, na Igreja Nossa Senhora da Lampadosa, cuja construção teve início em 1748. Sua cabeça cortada foi levada para a cidade de Vila Rica, a atual Ouro Preto, e pedaços de seus restos mortais teriam sido espalhados pelos caminhos do Rio até Minas Gerais, como exemplo para aqueles que pensassem em questionar o poder de Portugal. Uma verdadeira história de horror conduzida pelo Estado Português.
Tem mais contos de terror do Rio, quer ouvir? Se liga na história da bruxa do Arco do Teles, contata pelo professor e guia do Rolé Carioca William Martins no vídeo a seguir: