Objetos do Museu Histórico Nacional impressionam público infantil
Por Rolé Carioca,
O #RoléVisita ao Museu Histórico Nacional foi um sucesso, também com as crianças! Uma delas, a menina Lívia, de apenas 6 anos de idade, foi ao MHN pela primeira vez, acompanhada dos tios, o aluno da Estácio Leonardo Oliveira Ximenes e sua mulher, Claudia.
Embora ainda não esteja estudando história, a pequena Lívia percorreu com olhos atentos o trajeto de quase 1 km de extensão do percurso formado pelas galerias no 2º andar do museu. O que mais chamou a atenção dela neste Rolé? Lívia disse que foram os objetos de armaria do acervo. A coleção do MHN exibe um pavilhão repleto de canhões, além de espadas e diversos outros tipos de armamento, das mais variadas épocas e estilos. Antigamente, peças do arsenal militar do Brasil Colônia e Império eram fabricadas e armazenadas no local do museu.
Essa também foi a primeira vez de Leonardo e Claudia no Rolé Carioca. O estudante de marketing contou que recebeu um email da universidade, convidando para o passeio. Viu como uma oportunidade para fazer algo que gosta, ir ao museu, conhecer o projeto e realizar as horas de Atividade Acadêmica Complementar para a conclusão do seu curso, na unidade de Nova Iguaçu da Estácio: “Maravilha, unir o útil ao agradável. Por isso a gente veio”, explicou Leonardo.
Leonardo e Claudia disseram que costumar levar a sobrinha e o irmão dela, Eric, em passeios: “Ele tem 18 anos, já faz faculdade. Mas semana passada mesmo estávamos em outro museu”. Sobre as armas que impressionaram Lívia, relataram que na região em que vivem, na Pavuna, é comum ouvir barulho de tiros, mesmo sem ver de onde partem: “Moramos próximo a uma comunidade, então a gente escuta, as crianças sabem o que é. A mãe dela trabalha numa creche mais próxima ainda e várias vezes as atividades são interrompidas por conta de tiroteio”.