Praça da Bandeira, um reduto para o samba de Wilson Moreira
Depoimento de Ângela Nenzy,
“Moro na Rua Barão de Ubá há 20 anos. A Praça da Bandeira tem seus encantos e está no centro de tudo no Rio. A região ficou estigmatizada como um lugar que, quando chove, vai ter enchente. Depois das obras, nunca mais encheu. A revitalização da Praça trouxe novas empresas pra cá. Agora temos muitos bares no entorno, mas o número de atrações para os moradores ainda é reduzido. Nem todos têm poder aquisitivo para frequentar as novas casas.
Uma das coisas que mais me emociona é o Bloco Amigos do Wilson Alicate, que organizamos bem perto da Praça da Bandeira, na Rua São Valentim. É um bloco que concentra mais não sai e acontece sempre no 1º sábado de Carnaval. Nossos vizinhos, pessoas mais idosas, pedem pra gente fazer mais dias. Porque tem hora pra acabar e não pode passar daquele horário. Quando acaba, conforme vai finalizando, chamo no microfone e peço ajuda pra todos recolherem o lixo. Juntamos e amarramos tudo em sacos. Os garis dizem que não veem coisa assim, o próprio bloco recolher o lixo. Só que os blocos não têm atividade o ano inteiro, então precisamos de alternativas para apresentar o samba do Wilson. Hoje em dia faço eventos mais privativos, na vila onde moro.
Porque a ideia do Centro Cultural era ter um espaço para resguardar a obra do Wilson Moreira e também ser um lugar pra ele receber os amigos. Depois que ele sofreu um derrame, passou um tempo convalescente e ficou mais difícil fazer shows. E ele ficou triste. Quase ninguém vinha até aqui na Praça da Bandeira porque ‘podia chover’. Abrimos o centro com apoio da prefeitura em 2011 e fechamos agora pelos custos envolvidos, principalmente com o aluguel. Já trouxemos pra cá mais de 40 artistas, da velha e nova geração: Monarco, Nei Lopes, Noca, Nelson Sargento, Pedro Luís, Fabiana Cozza e Roberta Sá. Buscamos alternativas com a subprefeitura da Tijuca e estamos pleiteando arrendar um outro espaço.
Em 2016, o Wilson Moreira faz 80 anos e programamos vários lançamentos. Já temos todas as bases gravadas do novo álbum, dependendo de apoio para a finalização. Como parte do tributo, o documentário “Wilson Alicate” está sendo gravado por Germano Fehr - o "Alicate" é um apelido que deve-se ao forte aperto de mão que ele dá. Vai ter também um songbook só com músicas infantis, que inclui uma biografia em quadrinhos e algumas partituras. São todas inéditas, composições do Wilson para crianças, sem parceiros, com trechos do cancioneiro infantil no tom do samba dele. Ele sempre foi muito ativo, não fica sem compor. Neste sábado, dia 14, é a atração do Mafuá do Quintal junto com Carlinhos 7 Cordas, uma festa em homenagem ao dia da abolição da escravatura, com 2 negros de cabelo branco, 2 ‘pretos velhos’, simbolizando a liberdade e a sabedoria! O Mafuá fica na rua Guilhermina 771- Abolição.”
Companheira e produtora de Wilson Moreira, Ângela Nenzy trabalhou como pesquisadora musical do MIS - Museu de Imagem e do Som e dirigiu o Centro Cultural em homenagem ao compositor.
Crédito das Fotos: Olivia Nachle
_________________________________________________________________________________
Sobre Wilson Moreira
O compositor e melodista é autor de sucessos marcantes nas vozes de Alcione, Clara Nunes, Beth Carvalho, João Nogueira, Elizeth Cardoso, Leny Andrade, Zeca Pagodinho e Roberto Ribeiro. Suas composições, que incluem samba, jongos, lundus e ijexás, foram gravadas também pelos grupos Fundo de Quintal, Sururu na Roda, Casuarina e Galocantô. Com parceiros do quilate de Grande Otelo, Nei Lopes, Carlos Cachaça e Candeia, Moreira produziu as canções "Gostoso Veneno", "Goiabada Cascão", "Senhora Liberdade", "Mel e Mamão com Açúcar", "Judia de Mim", "Coisa da Antiga" e "Quintal do Céu". Criado no subúrbio carioca de Realengo, é um dos fundadores da Mocidade Independente de Padre Miguel. Em 1968, passou a integrar a Portela, escola azul e branco de Oswaldo Cruz e Madureira. Na década de 1970, ao lado de Candeia e Nei Lopes, fundou o Grêmio Recreativo de Artes Negras e Escola de Samba Quilombo, em Coelho Neto. Acompanhe o perfil oficial no Facebook : https://www.facebook.com/WilsonMoreiraOficial