Documentário expõe poder transformador da Escola Nacional de Circo
Por Rolé Carioca,
Em tempos de discussão sobre a relevância da promoção da cultura pelo governo, o #RoléCarioca sugere o documentário "Meu Lugar de Origem", que retrata a história da Escola Nacional de Circo desde seu surgimento em 1982 até a volta da instituição para a Praça da Bandeira em 2012.
O longa do diretor Thiago Valente mostra um panorama sobre os trabalhos da escola federal de circo, em paralelo com a história política do país, e terá exibição no Canal Brasil dia 21/5, às 10h.
Criada como a primeira do gênero na América Latina, a academia foi um dos maiores projetos da Secretaria de Educação na década de 80. Promoveu a manutenção dessa manifestação cultural e influenciou o movimento do circo contemporâneo no Brasil, atraindo interessados de diferentes lugares do Brasil, além dos artistas de picadeiro e de famílias de tradição circense.
O filme relembra ainda que a continuidade da escola esteve ameaçada durante o governo de Fernando Collor de Mello, quando vários órgãos culturais foram fechados. Outro período de dificuldade foi a transferência da Praça da Bandeira para a região da Leopoldina, durante as obras da linha 2 do metrô do Rio.