Rolé Carioca

  • PT•
  • EN
  • Sobre
  • Blog
  • Roteiros
  • Papo de Rolé
  • Mapa de Memórias
  • Contato
  • ESPECIAL MHN
  • Icon Face
  • Icon Instagram
  • Icon Flickr
  • Icon Youtube
  • PT•
  • EN
Roteiro
mapa
!
Dizem por aí
Dicas Culturais
compartilhar
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Roteiro Histórico

Previous Next

Fiocruz

A história da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), assim denominada em homenagem ao médico e bacteriologista Oswaldo Cruz, começou em 1900, quando foi criado o Instituto Soroterápico Federal na antiga Fazenda de Manguinhos. A instituição se destacou na produção de soros e vacinas e no combate a epidemias, transformando-se em símbolo do desenvolvimento da saúde pública. Com mais de 120 anos de história, a Fiocruz continua a se transformar e reafirmar sua posição como referência no Brasil e no mundo, e um agente da cidadania comprometido com o desenvolvimento social, a produção e a difusão do conhecimento científico e tecnológico.
Nesse Rolé Carioca, faremos um percurso por parte do Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos e o Museu da Vida, como fonte de aprendizado sobre essa instituição que se entrelaça com importantes momentos da história da cidade e do país.
 

1 Centro de recepção

Localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, Manguinhos é um bairro às margens da Baía de Guanabara. No período colonial, a área integrava a Freguesia de Inhaúma, predominantemente agrícola. Ao longo do tempo, Manguinhos se transformou em uma região residencial, comercial e industrial, caracterizada também pela presença de importantes instituições de saúde, como a Fundação Oswaldo Cruz.
 

2 Parque da Ciência

O Parque da Ciência é um espaço dedicado ao aprendizado e à exploração científica. As instalações são organizadas em três temas principais: energia, comunicação e organização da vida. Esse ambiente proporciona uma experiência interativa e educativa, estimulando o interesse pela ciência e suas aplicações no cotidiano. Nesse Rolé, é também um espaço de reflexão sobre os sujeitos que contribuíram para a produção científica no Brasil, com um foco especial nas mulheres, reconhecendo seu papel fundamental e muitas vezes negligenciado na história da ciência.
 

3 Pirâmide da Ciência

A Pirâmide é um espaço onde o visitante é estimulado a assumir a função de um cientista, utilizando equipamentos de pesquisa e realizando experimentos. As atividades exploram diversos aspectos das vidas micro e macroscópica. No contexto atual, em que há um crescimento do ceticismo em relação à ciência, é importante evidenciar a nossa responsabilidade coletiva na produção científica e na difusão de informações.
 

4 Tenda da Ciência Virginia Schall

Espaço de apresentação de espetáculos teatrais que discutem temas relacionados à ciência e à saúde. Nesse Rolé, é também um lugar de reflexão sobre as diversas transformações políticas enfrentadas pela Fiocruz, como a repressão que enfrentou durante o regime civil-militar, o qual afetou a liberdade política e as expressões artísticas na sociedade. Nesse período, a instituição sofreu diversas intervenções, como a suspensão de direitos de dez de seus cientistas, em 1970. 

5 Cavalaria

O edifício foi erguido entre 1904 e 1905 com a finalidade de abrigar os cavalos utilizados na produção de soros contra a peste bubônica. Esse período foi marcado pela Revolta da Vacina (1904) que refletiu as tensões sociais provocadas pelas reformas urbanas e políticas de saúde do governo de Pereira Passos. A vacinação obrigatória contra doenças como febre amarela e varíola, liderada por Oswaldo Cruz, foi vista como uma imposição violenta pela população, especialmente aqueles das áreas afetadas pela remoção, resultando em uma revolta que manifestava o descontentamento com a falta de respeito às suas condições de vida e direitos.

6 Pavilhão Mourisco

Marcado pelo estilo arquitetônico neomourisco, foi concebido para abrigar laboratórios, uma biblioteca e áreas de trabalho. O cimento veio da Inglaterra, os tijolos de Marselha e os perfis metálicos da estrutura chegaram da Alemanha. Há azulejos que vieram de Portugal. O que há de africano no Pavilhão Mourisco? Nesse Rolé, o espaço é também uma oportunidade de reflexão sobre o que pode estar invisibilizado, oculto nas narrativas tradicionais.
 

7 Salão de Exposições Temporárias

Os museus são instituições permanentes voltadas para a preservação, pesquisa, educação e exposição de bens patrimoniais que narram diversos temas. É fundamental que museus reavaliem seu papel nas representações expostas. Um museu de saúde pública deve reconhecer e valorizar também a medicina tradicional dos povos indígenas, cujos saberes foram apropriados pelos colonizadores. Esses conhecimentos são essenciais para uma compreensão abrangente da saúde. Diante da biopirataria e do epistemicídio que esses povos enfrentam, é necessário criar uma exposição fixa que valorize suas práticas.
 

Previous Next

Dizem por aí

Previous Next
?

! Oswaldo Cruz

Oswaldo Cruz, nascido em 1872, foi um importante médico na história da saúde pública do Brasil. Especializou-se em microbiologia e dirigiu o Instituto Soroterápico Federal. Enfrentou epidemias de febre amarela, peste bubônica e varíola que assolavam o Rio de Janeiro. Sua campanha de vacinação obrigatória em 1904 gerou a Revolta da Vacina, mas sua contribuição para combater as doenças foi reconhecida internacionalmente.
 

! Mulheres cientistas

É muito importante reconhecer a presença de mulheres na produção científica, pois historicamente foram invisibilizadas. Entre exemplos notáveis, estão a biomédica Jaqueline Goes de Jesus e a imunologista Ester Sabino, reconhecidas por sequenciar o genoma do novo coronavírus apenas um dia após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil. Jaqueline foca suas pesquisas em arboviroses emergentes e está envolvida em um projeto de mapeamento genômico do vírus Zika no Brasil. Ester, por sua vez, é pesquisadora no Laboratório de Parasitologia Médica, onde investiga o HIV, a doença de Chagas e a anemia falciforme.
 

! Arqueologia na Fiocruz

O Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos, na Fiocruz, é composto por um grande potencial arqueológico. Em 1966, a queda de um barranco no campus revelou resquícios de ocupação humana de mais de 130 mil anos, cerâmicas de aldeamento indígena e outros artefatos. Em 2011, pesquisas identificaram também vestígios de fornos do antigo complexo de incineração de lixo urbano da cidade que era instalado no local, além de outras estruturas históricas.
 

! Plano Integrado de Saúde nas Favelas do RJ

Plano Integrado de Saúde nas Favelas do RJ
No passado, as políticas de saúde pública estavam alinhadas a uma visão de controle social que se concentrava na erradicação de doenças, mas deixava de lado as causas sociais dessas enfermidades; mas atualmente existem políticas como o Plano Integrado de Saúde nas Favelas do RJ, criado durante a pandemia de COVID-19, promovido pela Fiocruz e instituições parceiras, que visa promover a saúde integral, com apoio a segurança alimentar, saúde mental, comunicação em saúde, educação popular em saúde e geração de renda. O plano acontece através de chamada pública para apoiar ações desenvolvidas pelos moradores das próprias comunidades.
 

Previous Next

Dicas Culturais | Rolé visita Fiocruz

Previous Next

Canal Saúde

O Canal Saúde é uma emissora de televisão pública, sediada na Fundação Oswaldo Cruz, cuja missão é produzir conteúdo sobre saúde que contribua para a construção da cidadania da população brasileira. Os modos de assistir a programação podem ser conferidos no site https://www.canalsaude.fiocruz.br/. No YouTube, o Canal Saúde conta com diversos documentários sobre a saúde de um ponto de vista integral.
 

O Massacre de Manguinhos

O livro traz o registro de um dos perseguidos no episódio histórico conhecido como “O Massacre de Manguinhos”, durante a ditadura civil-militar, quando 10 cientistas da instituição foram cassados e tiveram seus direitos políticos suspensos, sendo impedidos de trabalhar também em outras instituições federais. A obra se tornou uma referência para os estudos sobre o impacto da ditadura militar nas atividades científicas realizadas no Brasil e pode ser acessada gratuitamente na internet em https://portal.fiocruz.br/livro/massacre-de-manguinhos-o
 

Giro do Rolé

No Canal do YouTube do Rolé Carioca, na playlist “Giro do Rolé” é possível assistir uma série de vídeos sobre a Fiocruz para ampliar os seus conhecimentos, como o “Saúde no Rio de Janeiro antes da Fundação Oswaldo Cruz”, “Por dentro do castelo da Fiocruz”, “Museu da Vida e suas atividades” e “A atuação da Fiocruz na Pandemia”. Acesse em: https://www.youtube.com/@RoleCarioca/playlists
 

Previous Next

Posts relacionados

  • Rolé ganha o prêmio Zumbi dos Palmares da ALERJ! Rio de Janeiro, 27/11/2023

  • LANÇAMENTO! Rolé Carioca O Jogo Rio de Janeiro, 25/09/2023

  • Rolé lança livro para crianças se aventurarem pela cidade! Rio de Janeiro, 14/10/2022

  • A geração prafrentex e o mar do Capitão Ipanema blog, 16/09/2020

barralogos2025