O Rolé Carioca por quem foi no Catete
Por Rolé Carioca,
O Rio está carente de gente que lembre sua história! É o que afirma a historiadora Karina Cancella, 28 anos, que está terminando seu doutorado em História do Esporte e não vê muitas disciplinas específicas sobre a cidade do Rio de Janeiro em sua área de formação. Para ela, o #RoléCarioca foi uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos: depois do passeio pelo Catete, declarou-se enriquecida. Essa é a proposta do Rolé: ajudar nesse processo de melhoria e valorização do conhecimento.
- Como você ficou sabendo do RoléCarioca?
Foi pelo evento do Facebook. Alguns amigos compartilharam, começaram a enviar convites e achei interessante. Resolvi vir pela primeira vez e experimentar como é.
- O Catete é um local histórico bastante conhecido. Você já tinha feito algum passeio histórico por essa região?
Por essa área não. Fiz um tour guiado histórico uma única vez, pelo centro do Rio.
- Durante o passeio, alguma coisa te chamou a atenção? Algum fato/personagem que você desconhecia, o que foi novidade para você?
Bastante coisa! Na história, quando a gente se especializa e foca em determinados assuntos, é difícil ter uma visão global. E ainda há uma carência muito grande sobre a história do Rio de Janeiro, principalmente na formação da gente. Não temos muitas disciplinas específicas sobre isso. Aqui foram várias informações novas: os elementos que o professor falou no Largo do Machado, sobre a urbanização da área, as mudanças que foram acontecendo ao longo do tempo... Fiquei felicíssima de sair por aqui hoje, estou muito mais enriquecida.
- Você tinha ideia que haveria um evento no final do passeio ?
O professor comentou que haveria uma surpresa, mas não o que era. Adorei!