Público interessado no Rolé por Madureira surpreende pesquisadora
Por Rolé Carioca,
A proposta de visitar bens culturais da Grande Madureira e buscar a valorização do patrimônio existente no bairro acendeu o interesse da arquiteta Alyne Reis em dar um Rolé Carioca pelo bairro. Como pesquisadora de patrimônio cultural, Aline já tinha ouvido falar do Rolé mas não sabia detalhadamente como era. O convite pela chamada nas redes sociais foi decisivo para a estreia dela no projeto, junto com sua amiga Luanne Monteiro.
O número de participantes reunidos, de outros bairros e mesmo de lugares distantes como a zona sul, surpreendeu a arquiteta. “Não tinha noção da grandiosidade do Rolé. A quantidade de pessoas que foram até Madureira prestigiar o trabalho de vocês. Já trabalhei com visitas guiadas e é muito difícil juntar, num domingo de sol, esse número de pessoas interessadas”, observou Aline.
Terminado o passeio, Aline apontou um dos diferenciais do Rolé Carioca: “A maneira como foi abordada a questão do roteiro. Por exemplo, ao sair da quadra da Portela, seguir pela Rua Carolina Machado em vez de retornar pelo caminho mais óbvio, a Estrada do Portela. Outro ponto importante foi tratar a questão as edificações, os detalhes das construções e revestimentos das moradias e do comércio.”