Dupla converte bar em referência premiada da Praça da Bandeira
Depoimento de Rosa Ledo,
"Agora a Praça da Bandeira é um polo gastronômico. Quando o Aconchego Carioca começou, em 2002, não existia nenhum bar aqui. Eram poucos restaurantes, como o Rampinha, o chinês Primeira Pá e alguns de comida a quilo. Abri o bar junto com meu ex-marido (e irmão da minha sócia Kátia Barbosa) aqui porque era diretora de uma escola da região, o Colégio Estadual Antônio Prado Junior, e queria administrar o bar, enquanto ele cozinhava. Mas a gente pensava diferente e, pra evitar conflito, comprei a parte dele no negócio.
A Kátia já estava trabalhando conosco e ficou comigo. Ela vestiu tanto a camisa e carregava o bar nas costas que passei uma participação para ela quando nos mudamos para o sobrado que ocupamos na esquina da Barão de Iguatemi, em 2009. Originalmente, o sobrado era um bar, da Dona Maria, bem tradicional, até ficar fechado durante muito tempo. Conseguimos alugar primeiro a esquina e, com o tempo, ampliamos para o conjunto todo. Aí foram abrindo outros bares na rua e agora tem muita coisa por aqui. Melhorou bastante.
Sou descendente de italianos e portugueses, mas sempre gostei de comida nordestina. Kátia e meu ex-marido são filhos de pernambucanos, então juntou a fome com a vontade de comer! rs. Unimos a família e o gosto por esse tipo de comida. A origem do bar era comida nordestina com decoração nordestina. Hoje ampliamos e oferecemos um cardápio mais amplo, de comida brasileira. O bolinho de feijoada continua nosso carro chefe.
A princípio, a clientela era da região. Na medida em que a gente foi participando de eventos como “Comida di Buteco” e “Rio Botequim”, outros públicos nos descobriram. Domingo temos um fluxo de torcedores que vão para o Maracanã. Também recebemos turistas quando vão ao estádio, mas a unidade do Leblon é mais acessível para esse público.
Indico aqui perto os bares especializados em cervejas especiais da Praça Varnhagen. Na nossa rua, o Bar da Frente, que era onde o Aconchego funcionava originalmente e a comida é muito gostosa, vale a pena. Tem também o Botto Bar, com 20 torneiras de chopp, de excelente qualidade."
Moradora do Maracanã, a professora aposentada Rosa Angeli Ledo é a empresária por trás do Aconchego Carioca e, juntamente com a chef Katia Barbosa, já abriu filiais do bar no Leblon e em São Paulo